Tudo o que você precisa saber para votar no domingo (02)

Data 01/10/2022 (Sábado)

Domingo é o dia de votar e você está entre os mais de 156 milhões de eleitores, com isso, algumas informações são indispensáveis para o grande dia.

Primeiramente, o horário de votação é uma questão muito importante, assim, se você vota no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, a votação acontece das 6h às 15h do horário local. Já em 11 cidades do Amazonas, que seguem o fuso do Acre, a votação também começa às 6h e termina às 15h do horário local. São eles: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença. No restante dos municípios do Amazonas, a votação vai das 7h às 16h do horário local. Por fim, a eleição em  Fernando de Noronha (PE), ocorrerá das 9h às 18h também do horário local. 

Outra informação indispensável é quanto aos documentos necessários para votar, bastando apenas um documento de identificação oficial com foto, como: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. Relembre-se que é possível votar com a versão digital do título de eleitor (E-título), que é facilmente encontrada em qualquer loja de aplicativos de celular. 

Também, é importante saber a ordem de votação dos cargos, ocorrendo ela da seguinte forma: deputado federal (com quatro dígitos); deputado estadual ou distrital – no caso dos eleitores do Distrito Federal – (com cinco dígitos); senador (com três dígitos); governador (com dois dígitos); e, por último, presidente da República (com dois dígitos).

Por fim, é importante frisar que há possibilidade de o eleitor levar uma "colinha" na votação, a fim de que não precise ficar decorando números. Ressaltamos que é proibido entrar na cabine com aparelho celular ou máquinas fotográficas e filmadoras. Cabe à mesa receptora reter esses objetos enquanto o eleitor estiver votando.